top of page
  • Foto do escritorKamila de Oliveira Zanon

Numerologia e a Bíblia Sagrada

Atualizado: 21 de ago.

uma bíblia com uma pessoa rezando

Numerologia é de Deus?

Numerologia é do Diabo?

Numerologia tem na Bíblia Sagrada?


Para muitos cristãos a Numerologia envolve crenças e práticas que não têm base bíblica direta, portanto é vista como incompatível ou até contrária a seus ensinamentos.


A Bíblia inclusive adverte sobre a dependência de adivinhações e práticas esotéricas, para que não se desvie a atenção sobre as orientações de Jesus.


grimório, ervas e velas

Porém devemos levar em consideração que quando falamos em Numerologia, não estamos falando sobre magia ou necromancia, que é o maior motivo de preocupação das tradições cristãs por considerar a prática perigosa.




Além disso, a Numerologia não interfere no nosso livre-arbítrio, ela apenas nos revela informações sobre nós mesmos, em nossa busca por autoconhecimento e evolução. As nossas escolhas têm que partir do nosso próprio coração, essa é a única forma de sabermos que estamos seguindo o caminho correto e respeitando nossos desejos mais íntimos.



Pitagoras

Pitágoras, um grandioso matemático grego, propagava a crença de que "a evolução constitui a Lei que rege a vida; os números formam a Lei que estrutura o Universo; a Unidade representa a Lei Divina".

Ele argumentava que os números transcendem as meras representações numéricas dos algarismos, possuindo significados intrínsecos. Os seus estudos a respeito desses significados foram chamados de Numerologia.


Os estudos numerológicos de Pitágoras são utilizados até os dias de hoje.



Em Jeremias 32:27 está escrito “Eu sou o SENHOR, o Deus de toda a humanidade. Acaso alguma coisa é difícil demais para mim?”


Se nada acontece sem o conhecimento e aprovação de Deus, logicamente não foi ao acaso que nascemos quando nascemos e que temos o nome que temos, existe uma lógica matemática por trás.


uma pessoa fazendo calculo numerologico

A Numerologia é, portanto, um estudo de como tudo no Universo são números e como os cálculos derivados da nossa data de nascimento e nome revelam a nossa personalidade e nosso caminho de vida.


As previsões numerológicas não nos passam acontecimentos como sendo inevitáveis e sim direcionamentos ou tendências para agirmos como quisermos diante dos obstáculos e oportunidades que Deus coloca em nossa vida.


Enquanto alguns cristãos podem ter reservas ou medo da Numerologia, outros podem não ver problema ou até integrar certas práticas numerológicas de maneira simbólica em sua fé.

 

uma mulher fazendo numerologia em uma mesa com comida e café


Os Números e a Bíblia


Não é possível encontrar nas escrituras sagradas algo diretamente relacionado aos estudos numerológicos atuais. Entretanto, na Bíblia são citados diversos números que tem um significado especial.


pessoas lendo a biblia

  • Número 1: Deus, a Unidade, o Universo, o Início.

  • Número 2: a soma entre corpo e espírito, as 2 testemunhas que confirmam que algo é real e os 2 sonhos do faraó que José confirma que se repete porque é algo decidido por Deus.

  • Número 3: a trindade sagrada; Pai, Filho e Espírito Santo, os 3 altares para restaurar (pessoal, familiar, congregacional).

  • Número 4: o quarto dia da criação, quando Deus criou o Sol, a Lua, as Estrelas para marcar o tempo e as quatro estações. Os quatro pontos cardeais (norte, sul, leste, oeste), os quatro ventos do céu, os quatro seres viventes ao redor do trono de Deus.

  • Número 5: os cinco sentidos. A luz e visão dos profetas (Visão), ouvir a voz de Deus ou de anjos (audição), sentir os aromas e incensos (Olfato), o gosto dos alimentos (Paladar) e o toque de Jesus que trazia a cura (Tato).

  • Número 6: o sexto dia da criação, quando Deus viu tudo o que tinha feito. Trabalhar seis dias e descansar no sétimo.

  • Número 7: a perfeição ou completude divina dos sete dias de criação, sete dias da semana, sete igrejas da Ásia, sete selos, trombetas e taças, sete espíritos de Deus. Josué marchando ao redor de Jericó por sete dias, Naamã sendo instruído a se lavar sete vezes no rio Jordão para ser curado da lepra, e Jesus falando sobre perdoar "setenta vezes sete".

  • Número 8: é um número que simboliza a ressurreição de Jesus, as 8 pessoas salvas na arca de Noé que repovoaram o mundo. Sua grafia simboliza 2 alianças entrelaçadas entre Deus e o homem.

  • Número 10: completude divina. Os dez mandamentos, as dez gerações de Adão a Noé, o dízimo, as dez pragas do Egito, a parábola das dez virgens, a parábola dos dez talentos.

  • Número 12: Governo divino, que pode ser visto nos doze filhos de Jacó, as doze tribos de Israel e os doze apóstolos.

  • Número 13: a rebelião no 13º ano de servidão ao rei Quedorlaomer, Ismael filho de Abraão foi circuncicidado com 13 anos de idade, Deus esperou 13 anos para voltar a falar com Abraão depois de sua desobediência, foram 13 anos para construir a residência do rei Salomão, Josué conquistou Jericó após 13 voltas ao redor da cidade.

  • Número 30: José foi governador do Egito por 30 anos, os sacerdotes entravam para o ministério das coisas sagradas com 30 anos, Davi começou a reinar com 30 anos, Jesus foi avaliado em 30 moedas de prata, Jesus iniciou seu ministério aos 30 anos de idade.

  • Número 40: associado a períodos de provação, teste e julgamento. Por exemplo, Moisés passou 40 dias no Monte Sinai, os espias israelitas exploraram a terra por 40 dias e Jesus jejuou por 40 dias.

  • Número 666: em Reis 10:14 e Crônicas 9:13 no Velho Testamento mostra que peso em ouro que Salomão recebia anualmente era de 666 talentos. Este número representa a emanação solar e está relacionada diretamente com os Mistérios Iniciáticos da Construção do Templo (Beith haMikdash) como um canal para escoar o fluxo de energia direto da fonte para o mundo. É também visto por católicos e evangélicos como um código para o mal, o número da “besta” por causa do livro Apocalipse capítulo 13, versículo 18 do novo Testamento, que foi escrito mil anos depois.



O Dia do Nascimento de Jesus Cristo


nascimento de jesus

A data exata do nascimento de Jesus é desconhecida. A celebração do Natal em 25 de dezembro foi estabelecida pela Igreja no século IV “cristianizando” a data pagã de comemoração ao solstício de inverno, mas não se baseia em evidências históricas precisas sobre a data real.


De acordo com Lucas 2:8-20, é praticamente nula a chance de Jesus ter nascido no final do ano, quando seria inverno em Belém. Alguns estudiosos sugerem que Jesus possa então ter nascido entre setembro e outubro (entre a primavera e outono), baseando-se também no período de gestação e nascimento de São João Batista em Lucas 1:5 e 23-28.

 

A Numerologia do Natal


Mesmo não havendo um consenso sobre a data de nascimento de Jesus podemos analisar o dia 25/12 e ver qual significado essa data desperta no nosso inconsciente e o que ela representa.


Somando os dígitos da data 25/12 obtemos:


2 + 5 + 1 + 2 = 10 e 1


O número 10 na Numerologia Cármica é o número ligado ao merecimento e a fé, que nos ensina que quanto mais acreditarmos na sincronicidade do Universo e em Deus, mais a vida vai nos impulsionar para um futuro promissor. É a vibração que representa as dádivas, a sorte, a felicidade, a realização que vem de dentro.


Já o número 1 é um número de liderança, de força, de espiritualidade, de iniciativa, da habilidade na comunicação e carisma.


Portanto, mesmo não sendo o dia do nascimento de Jesus Cristo, traz um significado numerológico forte.


Pintura de Jesus Cristo


Jesus é nosso maior exemplo de fé, de coragem de carisma. Através de suas sábias palavras Ele nos ensinou o verdadeiro significado do amor, do perdão, da verdade, da confiança em Deus e da felicidade que transcende a matéria (a carne).


É o maior líder de todos os tempos, influenciando as pessoas mesmo após quase 2000 anos de sua morte, portanto faz total sentido seu aniversário ser comemorado sob a vibração do número 1, mesmo que seja somente uma data simbólica.



uma mulher com as mãos no coração

Este é um exemplo prático de como são feitos os cálculos na Numerologia e como os significados dos números condizem sempre com aquilo que já temos dentro de nós. O que o estudo numerológico faz é colocar tudo em palavras para aumentar o nosso nível de compreensão sobre a nossa própria vida e o nosso destino.

É uma poderosa ferramenta de autoconhecimento que pode beneficiar a todos e que sem nenhum vínculo com alguma religião.




Obrigada por ler até aqui!

Um abraço, Kamila

 

 

Comments


bottom of page